Serviço Técnico-Pedagógico de Educação Especial

O Departamento de Educação Especial integra um grupo de docentes especializados, que procuram (em articulação com os encarregados de educação, os docentes titulares de turma/diretores de turma, docentes dos conselhos de turma, Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, terapeutas e outros clínicos) apoiar na implementação de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão, ao abrigo do Decreto-lei 54/2018, de 6 de julho. A atuação destes docentes abarca todos os níveis de ensino (desde o pré-escolar ao ensino secundário) e inscreve-se no âmbito do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), incluindo as valências de ensino estruturado e multideficiência de 1.º ciclo, localizadas na Escola Básica Fernando Formigal de Morais.

A sua intervenção, junto de alunos que beneficiam de medidas seletivas, incide, fundamentalmente, no apoio psicopedagógico, que visa desenvolver estratégias de autorregulação da aprendizagem, da tomada de decisão e da resolução de problemas. O apoio psicopedagógico tem como principal objetivo otimizar o processo de ensino e de aprendizagem e a aquisição de estratégias fundamentais para o desempenho académico dos alunos.

Por outro lado, a intervenção que se dirige a alunos que beneficiam de medidas adicionais, nomeadamente adaptações curriculares significativas, fundamenta-se num conjunto de princípios/práticas:

  • definição, no início de cada ano letivo, de um conjunto de áreas curriculares ajustadas às necessidades, aos interesses, ao ritmo e ao estilo de aprendizagem dos alunos,
  • realização de avaliações diagnósticas, as quais visam a análise dos conhecimentos prévios dos alunos, no início do ano letivo, e antes de algumas atividades propostas, ao longo do ano, de forma a melhor se definir o nível de exigência dessas mesmas atividades;
  • envolvimento dos alunos em situações individualizadas de ensino, com tarefas criadas exclusivamente para eles e que visam desenvolver competências específicas;
  • promoção da participação dos alunos nas atividades realizadas em contexto de sala de aula, com o grupo-turma (em diversas disciplinas), e que se ajustam ao seu perfil de funcionalidade;
  • desenvolvimento de um trabalho sistemático e estruturado, com divisão das tarefas em pequenos passos, de forma a ajudar os alunos a organizar a informação e progredir nas aprendizagens e repetição sistemática das tarefas e exercícios para que adquiram e consolidem as aprendizagens;
  • envolvimento dos alunos em atividades experimentais e práticas, realizadas a pares ou em pequeno grupo (por exemplo, experiências de reprodução das plantas/germinação das sementes, separação de resíduos, sessões de culinária…), para que, pela experimentação, observação e análise, consigam adquirir e sistematizar conhecimentos e, ao mesmo tempo, desenvolver competências essenciais;
  • promoção de atividades de cariz funcional centradas em experiências e vivências em vários contextos (CAA, biblioteca escolar, refeitório, reprografia, ginásio, horta, mercado local, supermercado, farmácia), com vista ao desenvolvimento da autonomia pessoal, social e espírito cívico;
  • participação em atividades lúdicas (jogos de tabuleiro, construção de puzzles, jogos didáticos no computador, criação de cartazes alusivos a vários temas e com recurso a diferentes materiais), que favoreçam aprendizagens;
  • criação de momentos de partilha de experiências pessoais, enquadrados em temáticas do interesse dos alunos.

O trabalho desenvolvido procura criar oportunidades para que os alunos apoiados encontrem condições para evidenciar o máximo das suas potencialidades a cada instante do seu percurso escolar.

Sorry, this website uses features that your browser doesn’t support. Upgrade to a newer version of Firefox, Chrome, Safari, or Edge and you’ll be all set.