Consulte os artigos que estiveram em Destaque:

Participe na Feira Solidária


Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 de dezembro
Nesta data, importa refletirmos sobre a importância da inclusão, da igualdade de oportunidades e do respeito pela diversidade. No nosso Agrupamento, acreditamos que cada aluno tem talentos únicos e tem direito a um espaço onde possa aprender, crescer e participar plenamente na comunidade educativa.
Vamos celebrar este dia com iniciativas que promovem a inclusão, a partilha e a valorização da diversidade. As turmas terão a oportunidade de assistir a vídeos, que ajudam a refletir sobre a importância da empatia e da igualdade e a participar num peddy paper inclusivo, onde cada desafio será uma oportunidade para aprender e cooperar.
Que este dia nos inspire a olhar para o outro com empatia e a reconhecer que todos temos algo extraordinário para oferecer ao mundo.
Juntos criamos uma escola de todos e para todos

A Equipa Psicossocial,
Marta Costa (Psicóloga)
Andreia Fernandes (Psicóloga)
Ana Ramos (Assistente Social)

Nota Informativa - Manuais Escolares 1º Ciclo
Publica-se a seguinte nota informativa relativa aos manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Nota Informativa

Nota Informativa - Proibição de Telemóveis
Em todos os níveis e ciclos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva é proibida a utilização de telemóveis nas instalações escolares.
As exceções são as contempladas pela lei em vigor (Decreto-Lei n.º 95/2025, de 14 de agosto).

Corta-Mato Escolar | 11 de novembro
No dia 11 de novembro realizou-se o corta-mato escolar, entre as 9h30 e as 12h30.

Dia Mundial de Combate ao Bullying
No dia 20 de outubro assinalou-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying, e, como tal, o nosso Agrupamento de Escolas promoveu uma semana de sensibilização e reflexão em torno do lema: “Bullying? Apaga essa ideia!”. Esta data convida-nos a refletir sobre atitudes que magoam, excluem e silenciam, e é uma oportunidade para promovermos ações que acolhem, escutam e transformam.
Sabemos que o combate ao bullying é uma responsabilidade partilhada entre escola, família e sociedade e, por isso, queremos pedir a colaboração de toda a comunidade educativa e lembrar que todos temos um papel ativo na prevenção e combate ao bullying.
Acreditamos que educar para o respeito é um trabalho diário, e que cada olhar atento, palavra amiga, atitude de inclusão e gesto de cuidado contam.
Contamos convosco para continuar a construir uma escola onde todos se sintam seguros, valorizados e livres para aprender.
Vamos construir, juntos, uma escola onde ninguém se sinta sozinho!

A Equipa Psicossocial,
Marta Costa (psicóloga)
Ana Ramos (assistente social)
Andreia Fernandes (psicóloga)

Aviso Prévio de Greve
Pré-aviso de greve para o dia 23 de outubro que abrange os trabalhadores da administração pública.
Convocada pelo sindicato STMO - Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Estado, das Autarquias e de entidades com fins públicos e sociais.
Aviso prévio de greve - 23 de outubro de 2025
Pré-aviso de greve para o dia 24 de outubro que abrange os trabalhadores da administração pública.
Convocada por diferentes sindicatos - Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais; Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL); FENPROF-Federação Nacional dos Professores.
Aviso prévio de greve - STAL - 24 de outubro de 2025
Aviso prévio de greve - FNSTFPS - 24 de outubro de 2025
Alertam-se os pais e encarregados de educação para possíveis constrangimentos ao normal funcionamento dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva.

Dia Mundial da Saúde Mental
O Agrupamento Alfredo da Silva assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado anualmente a 10 de outubro, com o propósito de promover uma reflexão e consciencialização sobre a importância da saúde mental no contexto educativo e na sociedade em geral.
A escola desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental, sendo um espaço privilegiado para o desenvolvimento de competências socioemocionais, a construção de relações saudáveis e a deteção precoce de sinais de sofrimento psicológico. O bem-estar dos alunos, docentes e demais profissionais é essencial para garantir um ambiente educativo seguro, inclusivo e propício à aprendizagem.
Neste dia, e sempre, é nossa prática reforçarmos o nosso compromisso com a valorização da saúde mental, componente essencial da formação integral dos alunos, com a promoção de práticas pedagógicas que favoreçam o equilíbrio emocional, bem como, com a criação de espaços de escuta ativa e apoio entre pares e a articulação com os serviços especializados e recursos da comunidade.


Material Escolar Necessário - Ano Letivo 2025/26
Consulte as listas de material escolar necessário, por ano de escolaridade:
Material Escolar - 1.ºAno
Material Escolar - 2.ºAno
Material Escolar - 3.ºAno
Material Escolar - 4.ºAno

A entrega dos manuais escolares reutilizados decorreu de acordo com a seguinte calendarização:
Calendarização do levantamento de manuais reutilizados Levantamento de Manuais Escolares Reutilizados | Novas Datas
O levantamento dos manuais reutilizados realizou-se entre os dias 2 e 10 de setembro, de acordo com o horário
divulgado em 27 de agosto.
Para os senhores encarregados de educação que não efetuaram o levantamento, foi estabelecida uma nova
calendarização.
Dias
|
Hora
|
|
17, 18 e 19 de setembro |
09h30 – 11h30 |
|
15h30 – 16h30 |

Tomada de Posse da nova Diretora do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva

Decorreu, no passado dia 1 de julho, a cerimónia de tomada de posse da nova Diretora do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, Dra JOANA SOFIA DE FIGUEIREDO SANTOS BAPTISTA, numa sessão em que esteve representada toda a comunidade escolar e demais convidados, e que contou com casa cheia.
A abertura da cerimónia esteve a cargo da Sra Presidente da Comissão Administrativa Provisória, Dra Eunice Carriço, que agradeceu a todos os docentes, pessoal auxiliar e pessoal administrativo, pelo trabalho desenvolvido durante o seu período de mandato, enfatizando o apoio prestado pelos professores Edite Freitas, Elsa Rosa e Manuel Silva, com quem colaborou mais diretamente durante este seu período de gestão.
Na intervenção que se seguiu, a agora Diretora, Joana Baptista, após a sua apresentação, agradeceu a todos os presentes pela disponibilidade e interesse demonstrados ao participarem nesta cerimónia. Dirigiu também um agradecimento aos elementos do Conselho Geral pelo voto de confiança que lhe foi endereçado relativo à sua escolha como nova Diretora deste agrupamento. Referiu a sua intenção de estar à altura deste desafio, solicitando a colaboração de todos na consecução desta tarefa.
A cerimónia prosseguiu, com a palavra dada ao Sr Dr José Carlos Sousa, Diretor de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação, que referiu o período de tempo em que trabalhou em contacto direto com Sra Dra Joana, partilhando algumas memórias e elencando algumas das competências observadas na nova Diretora, não se poupando a elogios quanto às suas qualidades humanas e profissionais.
As palavras de encerramento da cerimónia foram proferidas pelo Sr Dr Bruno Parreira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, com o pelouro da Educação, que agradeceu à Sra Dra Eunice Carriço pelo trabalho desenvolvido neste período provisório e parabenizou a Diretora empossada, desejando-lhe sucesso no seu percurso pessoal e profissional. Esses votos foram estendidos a todos os presentes.
Seguiu-se um momento de descontração, num espaço contíguo à sala de alunos, com um final-coffee, que simbolizou este momento especial e que de todos foi de grande agrado.
O presidente do Conselho Geral,
Luís Miguel Amaral Barata


Todos os manuais que foram atribuídos através da Plataforma MEGA (em estado novo ou usado) devem ser devolvidos à escola.
A não devolução de um manual, ou a devolução do mesmo em estado que impossibilite a sua reutilização, tem como consequência a não atribuição do voucher, no próximo ano letivo.

ATENÇÃO: Todos os manuais constantes da tabela devem ser devolvidos, incluindo aqueles que atingiram o tempo de vida útil de utilização (3 anos), os manuais em fim de vida.
Alunos repetentes: Não entregam os manuais, com exceção dos alunos que vão pedir transferência.
CUIDADOS A TER ANTES DA DEVOLUÇÃO DOS MANUAIS
Antes da devolução dos manuais, os alunos e encarregados de educação devem fazer uma cuidadosa verificação do estado dos mesmos, de acordo com as orientações já anteriormente transmitidas.
→ A capa e as folhas dos manuais devem estar limpas e sem vestígios de derrame de líquidos.
→ Os manuais não devem ter a capa e/ou as folhas rasgadas e não podem estar escritos, nem mesmo a lápis.
→ No caso de terem sido apagadas algumas páginas, não devem estar visíveis marcas do que foi apagado,
nem restos de borracha.
→ As capas com que os manuais foram forrados podem permanecer, se ainda estiverem em bom estado.
→ Solicita-se que as capas dos manuais (forrados ou não) sejam limpas com álcool, de forma a eliminar toda a sujidade e manchas, em particular as manchas pretas que resultam da adesão dos restos de borracha.
Na apreciação do estado dos manuais será tido em consideração o número de utilizações anteriores, o estado de limpeza e o cuidado que foi tido na sua manutenção, incluindo a colocação de uma capa de proteção, indispensável para a preservação das capas (em particular nos manuais que foram atribuídos em estado novo).
HORÁRIO DE DEVOLUÇÃO DOS MANUAIS
Calendarização para a devolução de manuais
DATA SUPLEMENTAR PARA DEVOLUÇÃO DOS MANUAIS ESCOLARES
O processo de devolução dos manuais escolares decorreu entre os dias 26 de junho e 2 de julho.
Para os senhores encarregados de educação que não efetuaram a devolução dos manuais foi prevista uma data suplementar.


Devolução dos equipamentos informáticos - Alunos do 9.º Ano
Os alunos do 9.º ano tiveram de devolver o KIT da Escola Digital.
O KIT emprestado e a devolver é composto por um KIT Computador (computador portátil, mochila, auscultador, transformador) e um KIT Conectividade (Router/cartão SIM).
As devoluções foram efetuadas na Escola SEDE do Agrupamento nas seguintes datas:


Plataforma SIGA: Abertura do período de candidaturas para o ano letivo 2025/26 relativas às várias medidas de ação socioeducativa de âmbito municipal (refeições escolares, ação social escolar - ASE, atividades de animação e apoio à família - CAF, e transportes escolares).
Datas a partir das quais poderão os senhores encarregados de educação candidatar os seus educandos às várias respostas:

As candidaturas serão disponibilizadas na plataforma SIGA dentro da calendarização supramencionada.
Plataforma SIGAPara os encarregados de educação que desejem fazer a candidatura online, e já disponham de códigos de acesso, mas necessitem de apoio no processo, informamos que os mesmos poderão recorrer aos postos de atendimento descentralizados, nos locais e horários inframencionados, onde lhes será prestada informação e ajuda para a submissão online da candidatura:


Limpeza da Minifloresta do Bairro da Tabaqueira
Decorreu no dia 17 de junho, uma ação de limpeza da Minifloresta do Bairro da Tabaqueira.


Dia Mundial do Ambiente - 5 junho 2025
O hastear da Bandeira Verde
No âmbito do dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho, foi hasteada a Bandeira Verde na nossa Escola. Este galardão é atribuído anualmente pela ABAE, Associação da Bandeira Azul de Ambiente e Educação, como prova do esforço desenvolvido por uma Educação que promove a Sustentabilidade pelo Ambiente, Social e Económica.
Toda a comunidade escolar foi convidada a assistir ao evento e participar de forma simbólica vestindo, de Branco pela Paz Social e de Azul pela qualidade de vida sustentável no nosso Planeta Azul, e atando uma fita das mesmas cores na cerca da Escola, como compromisso das nossas ações. O evento foi acompanhado ao som do "We Are The World", música criada como parte do projeto "USA for Africa" em 1985, com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar a combater a fome em África. A música transmite uma mensagem de esperança e solidariedade, incentivando a união e o apoio mútuo para solucionar problemas globais, cada vez mais acentuados e atuais.

Programa Educativo Kids Dive
Foi com enorme felicidade que a turma 9.ºA recebeu a notícia de que se encontrava selecionada pelo docente de CN para participar no projeto KIDS DIVE Sintra 2025, que reúne 12 escolas do concelho. Trata-se de um projeto inovador, com visibilidade a nível nacional e que reúne biólogos marinhos especialistas em torno da temática dos oceanos, nomeadamente a fauna e a flora marinha ou o impacto das alterações climáticas e mergulhadores profissionais.
Para saber mais...

Campanha - Recolha de papel 2025
Decorreu, de 3 a 9 de junho, uma grande ação de sustentabilidade. Toda a comunidade escolar foi convidada a trazer para a escola materiais recicláveis, como livros, manuais escolares antigos e cartão, contribuindo assim para um futuro mais verde.
Obrigado a todos os que fizeram parte desta iniciativa! 🌱♻️


Aviso
Abertura do procedimento concursal, prévio à eleição do diretor do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, Sintra (171578)
Torna-se público que se encontra aberto, nos termos da legislação em vigor, por publicação do Aviso nº 7422/2025/2 publicado no Diário da República nº 56/2025, Série II de 20 de março de 2025, o concurso para o Diretor do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, Sintra, pelo prazo de 10 dias úteis a partir do dia seguinte ao aviso publicado no Diário da República.
Regulamento do Procedimento Concursal
Lista de Candidatos Admitidos ao Procedimento Concursal, prévio à eleição do diretor
O Procedimento Concursal encontra-se concluído.
Proposta de homologação do resultado da eleição do diretor do AEASS
Notificação de homologação do resultado da eleição do diretor do AEASS

Aviso prévio de greve
Publicamos para consulta o seguinte aviso prévio de greve:
Aviso prévio de greve - 16 de maio de 2025

Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
No âmbito do Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, apresentamos o calendário por nós desenvolvido, com diversas atividades que poderão ser dinamizadas em família.


Feira do Livro 2024/25
Decorreu, de 24 a 28 de março, a Feira do Livro na Biblioteca-CRE da Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva.
Cartaz da Feira do Livro

Aviso prévio de greve
Informa-se toda a Comunidade Educativa que existe um pré-aviso de greve previsto para o próximo dia 28 de março, que abrange, especificamente, os trabalhadores das empresas dos refeitórios escolares.
No caso de vir a ocorrer greve por parte dos trabalhadores referidos, o funcionamento das escolas pertencentes ao Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva pode ser afetado.

Plenário S.TO.P.
Publica-se para conhecimento:

Corta-Mato Escolar 12 de novembro
No dia 12 de novembro realizou-se o corta-mato escolar.

Aviso prévio de greve
Publicamos para consulta os seguintes avisos prévios de greve:
Aviso prévio de greve - 26, 27 e 28 de fevereiro de 2025
Aviso prévio de greve - 16 de janeiro de 2025
Aviso prévio de greve - 6 de dezembro de 2024
Aviso prévio de greve dos trabalhadores da administração pública - 4 de novembro de 2024
Aviso prévio de greve dos trabalhadores não docentes - 31 de outubro de 2024
Aviso prévio de greve dos trabalhadores da administração pública - 31 de outubro de 2024
Aviso prévio de greve dos trabalhadores da administração pública - 25 de outubro de 2024

Alteração de Horário dos Serviços Administrativos
Comunicamos que, a partir do dia 21 de outubro, o horário de funcionamento dos serviços administrativos será:
|
2ªF, 3ªF e 5ªF |
09h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30 |
|
4ªF e 6ªF |
09h00 às 13h00 |

Abertura do Ano Letivo 2024/25
Informações sobre a abertura do ano letivo

Levantamento de Manuais Escolares reutilizados
O levantamento dos manuais reutilizados realizou-se entre os dias 4 e 11 de setembro, de acordo com o horário divulgado
em 29 de agosto.
Calendarização do levantamento de manuais reutilizados
Para os encarregados de educação que não conseguiram efetuar o levantamento nas datas previstas, foram estabelecidas novas datas.
12 de setembro
| 10h00 - 12h00
| 14h00 - 16h00
19 de setembro
| 14h00 - 16h00

Informações para o próximo ano letivo | SIGA
Plataforma SIGA: candidaturas às várias medidas de ação socioeducativa de âmbito municipal (refeições escolares, ação social escolar, atividades de animação e apoio à família).
Datas a partir das quais poderão os Encarregados de Educação candidatar os seus educandos às várias respostas:

As candidaturas serão disponibilizadas na plataforma SIGA dentro da calendarização supramencionada.
Plataforma SIGA


Matrículas 2024/2025 | Pré-escolar e Ensino Básico
Consulte a informação sobre matrículas para o ano letivo 2024/2025:
Devolução dos equipamentos da Escola Digital- 4.º e 9.º Anos
O KIT emprestado e a devolver é composto por um KIT Computador (computador portátil, mochila, auscultador com microfone, transformador, caixa) e um KIT Conectividade (hotspot, cartão SIM e cabo USB - exceto Insys).
As devoluções foram efetuadas na Escola SEDE do Agrupamento nas seguintes datas:


Cursos profissionais | Pré-inscrições Abertas
NOVA OFERTA FORMATIVA - CURSOS PROFISSIONAIS
Curso Técnico/a de Informática - Sistemas
Curso Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital

Devolução dos Manuais Escolares
Horários para a devolução de manuaisPara os senhores encarregados de educação que não efetuaram a devolução dos manuais foram previstas novas datas.
Horários suplementares para a devolução de manuaisTodos os manuais que foram atribuídos através da Plataforma MEGA (em estado novo ou usado) devem ser devolvidos à escola. A não devolução de um manual, ou a devolução do mesmo em estado que impossibilite a sua reutilização, tem como consequência a não atribuição do voucher, no próximo ano letivo.

ATENÇÃO:
Alunos repetentes: Não entregam os manuais, com exceção dos alunos que vão pedir transferência.
9.ºAno – Os alunos que se encontram na situação de NÃO APROVADO (incluindo os que estão inscritos nas provas de equivalência à frequência) não entregam os manuais.

Vamos escolher a mascote do nosso Agrupamento
Durante o mês de maio toda a comunidade educativa teve a oportunidade de participar na escolha da mascote do nosso Agrupamento.
Obrigada a todos os que participaram!
Cartaz de divulgação
Cartaz dos resultados

Feira dos Minerais 2024
Nos dias 29 e 30 de abril e 2 e 3 de maio decorreu, no átrio principal da Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva, a Feira dos Minerais.

Mega Sprinter Escolar
Na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, decorreu na nossa escola o Mega Sprinter escolar para os alunos do 2.º e 3.º Ciclos.

Inauguração da Biblioteca Escolar André Letria
Fazendo parte do programa do evento anual promovido pela Câmara Municipal de Sintra: "Eterna Biblioteca", foi inaugurada a nova biblioteca escolar do nosso Agrupamento de Escolas, na Escola Básica da Abrunheira, no passado dia 28 de novembro.
A convite da Diretora deste Agrupamento, Drª Maria José Claudino, estiveram presentes Representantes da Câmara de Sintra, do Departamento de Educação, da Junta de Freguesia, de Instituições parceiras da EB da Abrunheira, a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Drª Isabel Antunes, em representação da RBE e muitos outros convidados.
A Biblioteca recebeu como patrono André Letria, ficando a sua designação a seguinte: Biblioteca Escolar André Letria.
Graças ao trabalho da equipa de professores, pais e encarregados de Educação, e principalmente da Professora Bibliotecária Maria José Vaz, da Coordenadora de Estabelecimento, Professora Maria José Mariano, entre outras professoras de apoio à biblioteca escolar no 1.º Ciclo e ainda ao empenho dos alunos, a festa da inauguração foi muito apreciada por todos os que a viveram.
Que seja o início de muitos momentos plenos de entusiasmo à volta dos livros, dos seus autores e ilustradores, promovendo a formação de todos os pequenos leitores que utilizarem a Biblioteca Escolar André Letria!

Corta-Mato Escolar 17 de Novembro
No dia 17 de novembro realizou-se o corta-mato escolar.

O Basebol veio à Escola
No dia 24 de outubro, entre as 08h00 e as 17h30, o Basebol veio à nossa escola.

04-10-2023 | ESCOLA DIGITAL - AVISOS
ENTREGA DE EQUIPAMENTOS 2023/24
A entrega de KIT's da Escola Digital já começou e está a ser realizado por fases.
Primeiro serão entregues equipamentos aos alunos com escalões A, B, C e depois aos alunos sem escalão, caso haja equipamentos disponíveis.
Pedimos que não enviem e-mail a questionar quando é a entrega. Irá receber um e-mail para fazer o levantamento.
O processo está mais lento que o habitual, devido a vários constrangimentos, pedimos a vossa compreensão.
PROBLEMAS DE ACESSO À INTERNET
Foram reportadas várias situações de problemas de acesso à internet com os vários cartões SIM.
- Se for a primeira vez que está a usar, deve verificar se realizou o passo 4 do Tutorial de ligação à Internet (ver separador SERVIÇOS > Escola Digital)
- Se já usava:
- Veja se gastou ou não o plafond mensal (pode consultar a operadora);
- Se tem ainda plafond de Internet deve aguardar novas indicações. Alguns operadores suspenderam o serviço de Internet. Estamos a aguardar novidades do Ministério da Educação.

